Para pensar

Publicado: 26/01/2009 em Comportamento
Tags:, , , , ,

Cresci com o surgimento da Globalização, a grande integração mundial, do globo terrestre. Hoje, por conta dessa mesma globalização, uma parte da cultura morreu. Pelo menos no que diz respeito à memória da minha geração:

– Não existe mais Guerra nas Estrelas (agora é Star Wars), Moranguinho virou Strawberry Shortcake, He-Men não luta mais ao lado dos Mestres do Universo, mas dos Masters of the Universe e o Mentor passou a ser chamado Man-at-Arms (nome original). Para sacramentar a coisa toda, o próximo filme estrelado pelo Capitão Kirk é oficialmente Star Trek, ou seja, Jornada nas Estrelas também virou história.

Globalização ou Americanização? Afinal de contas, algum dos nomes citados foi “globalizado” numa língua que não o inglês? Ainda bem que Akira é o mesmo em japonês e em inglês, senão até isso mudaria pra “James”. Se bem que há rumores de que no eventual rumor os nomes serão modificados, não? Medo disso. Medo dessa Americanização que apaga a história sem dó nem piedade.

Anúncios
comentários
  1. Humb disse:

    Eu resisto! Guerra nas Estrelas (GnE) sempre! E o ursinho é Puff, e não Pooh….

  2. Silvia Penhalbel disse:

    Eu não resisto não, embora não veja necessidade de mudar nomes já consagrados na memória não me incomodo nem um pouco.
    Mas concordo que Strawberry Shortcake é muita sacanagem com as crianças, se bem que a Ariel deve falar coisas muito piores ^_^

  3. Paulo Torres disse:

    Ainda existem alguns poucos focos de resistência… O Cartoon Network é um deles, com ótimas traduções: se as Meninas Superpoderosas se chamassem or aqui Bubbles, Blossom e Buttercup, não fariam 10% do sucesso que Docinho, Florizinha e Lindinha têm! (A Sininho virou TINKERBELL! Até a Disney embarcou na onda!)

  4. Barretão disse:

    @ Paulo

    Mas isso com as propriedades antigas, pois as novas, que já tem licenciamento “globalizado” impedem o uso dos nomes. Moranguinho foi assim e aquela nova versão do He-Man também. De uns 5 anos pra cá, eles também dançaram nessa.

    Sininho é o pior dos casos, realmente, havia me esquecido. 😦

  5. Aurrai disse:

    Barretão, por um lado é ruim, mas tem suas vantagens. Vc pode chamar qualquer coisa nova pelo nome original que todo mundo entende, tipo, chamar Jogos Mortais de Saw.
    E tem também o Superman, o Spider-Man, rs.
    Mas pensa como o contrário poderia ser ruim também? Já pensou se os Thundercats fossem os “Gatos de Trovão”?

  6. Gabriela T. disse:

    Coisas mais atuais eu costumo chamar pelo nome em ingles mesmo,mas a Moranguinho virar Strawberry Shortcake é sacanagem pô e foi até bom falarem da Tinkerbell,porque a um tempo atras eu ouvi a minha irma falar alguma coisa de uma tal de Tinkerbell e só agora eu fui saber que ela falava da Sininho xD.

  7. E não podemos esquecer do Comandos em Ação ou melhor G.I. Joe.

  8. Paulo Ka disse:

    Isso realmente é fato, Comando em ação que eu tanto gostava quando criança será provavelmente só G.I. Joe…

  9. cami disse:

    Tinkerbell é a Sininho o.O
    Os mistérios do universo foram revelados
    OMFG!

  10. Junior disse:

    não vejo como uma “Americanização” o negocio e que o Ingles e a lingua predominante, os EUA e que produzem mais coisas comerciais e exportam pra outros paises, em outros paises, o Japão por exemplo, adaptam seus produto pra lingua que o mundo ta falando, e demos o Azar de ser exatamente a lingua dos EUA….

  11. Jeff disse:

    “Globalização ou Americanização? Afinal de contas, algum dos nomes citados foi “globalizado” numa língua que não o inglês? ” – Mais todos esses que você citou são americanos por que seria em outra lingua ??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s